segunda-feira, 5 de setembro de 2011

historiadores que descobriram turancamon

Howard Carter e Lorde Carnarvon

Carter era inglês. Aquarelista como o pai, foi dedicado a cenas campestres. Em 1891, com 17 anos, foi contratado pelo British Museum para desenhar hieróglifos e cenas no Egito durante uma expedição particular. Acabou por se tornar assistente de Sir William Flinders Petrie, rapidamente adquirindo conhecimentos de arqueologia. Persistente e de temperamento explosivo, era dedicado ao trabalho e respeitado por seus colegas.

O diretor do Serviço de Antiguidades do Cairo, Gaston Maspero, em 1899, nomeou Carter "Inspetor de Monumentos no Alto Egito e na Núbia". Maspero concordava com Davis no esgotamento do Vale dos Reis e pessoalmente achava que Tutankhamon havia sido sepultado na tumba de seu pai, Amenhetep III, e que sua múmia havia sido destruída nas perseguições levadas a cabo contra os participantes da reforma de Akhenaton.

Em 1903 Carter afastou-se do Serviço de Antiguidades por causa de uma briga com franceses bêbados que tentaram, numa expedição de cópia de hieróglifos, entrar à força na barraca onde estavam a esposa de Petrie e três moças aprendizes.

Os franceses, derrubados a socos, levaram o caso ao consulado francês que exigiu de Howard Carter uma retratação formal. Com a veemente recusa de Carter, Petrie teve, a contragosto, que dispensá-lo. Daí em diante Carter guiou excursões, vendeu suas aquarelas aos turistas e negociou com antiguidades.




George Edward Stanhope Molyneaux-Herbert, Lorde Porchester, 5º Conde de Carnarvon, tinha um casal de filhos. A moça, Lady Evelyn, se tornaria sua grande colaboradora.

Pouco depois do nascimento da filha Lorde Carnarvon sofreu um grave acidente automobilístico. Sobreviveu apesar de uma grave concussão e do peito esmagado. Com sérios problemas respiratórios foi, a conselho médico, para o Egito.

Interessado em Arqueologia, pegou a concessão de Davis para escavar no Vale dos Reis, embora o norte-americano insistisse no esgotamento do local.

Carnarvon escavou com grande entusiasmo mas sem ordem. Quanto mais poeira levantava mais se convencia da necessidade de ajuda de um especialista. Pediu auxílio a Maspero que lhe apresentou nenhum outro senão o próprio Howard Carter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário